segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Nutrição e o atleta

Olá minhas caras amigas!

Como sei que existem muitas de vós que já praticam exercício físico, hoje vou falar um pouco sobre a nutrição e o atleta.

NUTRIÇÃO DURANTE O  TREINO 
As necessidades devem ser estimadas levando-se em consideração a modalidade praticada, duração e intensidade do treino. Dependendo da intensidade e duração do treino a ingestão calórica necessária pode aumentar consideravelmente.

A avaliação antropométrica, incluindo peso e medida das dobras cutâneas, permite a avaliação da evolução corporal, e o monitoramento das alterações decorrentes da ingestão alimentar e do treinamento.

Os macronutrientes devem estar em equilíbrio. Os carboidratos, o principal substrato energético do nosso organismo, devem contribuir com 60% - 70% das calorias totais. Dando preferencia  ás opções integrais. Apesar das necessidades protéicas estarem aumentadas durante a atividade física, essa necessidade é facilmente suprida através de uma alimentação equilibrada. Os lipídios devem completar o valor calórico diário, sem ultrapassar os 30% recomendados nos guias de prevenção de doenças cardiovasculares. Deve-se ainda equilibrar a ingestão de ácidos graxos mono, poli e insaturados. 


DURANTE A ATIVIDADE
Manter a hidratação constante. Habituar-se a ingerir água sempre que possível. A utilização de bebidas acrescidas de carboidratos deve acontecer em eventos de longa duração ou alta intensidade ou caso o atleta participe de mais de um tipo de atividade. 


APÓS A ATIVIDADE
Principais objetivos: hidratação e recuperação dos estoques de energia. 
Imediatamente após o exercício, é importante iniciar a reposição de carboidratos com o objetivo de repor as reservas de glicogênio. É interessante ingerir uma fonte de carboidratos, que pode ser adicionado à água. 

Sem comentários:

Enviar um comentário