sexta-feira, 3 de outubro de 2014

As Vitaminas

Com a chegada do frio as vitaminas tem uma importância vital no nosso organismo.


As vitaminas encontram-se em quantidades mínimas nos alimentos que ingerimos diariamente. As vitaminas têm um papel importante no crescimento e desenvolvimento, bem como na prevenção de doenças. Ingerir alimentos ricos em vitaminas é essencial, uma vez que o nosso organismo não produz a maior parte delas.

Do ponto de vista químico, a composição das vitaminas  é extremamente variável e nada têm em comum senão a propriedade de serem indispensáveis ao organismo em quantidades mínimas.

Podem dividir-se em dois grandes grupos: as vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) e as vitaminas hidrossolúveis (C e todas as do grupo B).


Vitamina A
Encontra-se nas cenouras, pêssego e no melão salsa, algumas couves, no agrião, no óleo de fígado de bacalhau e de outros peixes, no leite, na manteiga e nos ovos. É destruída pela cozedura e pela luz solar. Intervem na formação dos ossos, do esmalte dos dentes e faz parte da púrpura retiniana, pigmento ocular essencial para a visão quando a luz é de fraca intensidade. Evita a queratinização excessiva, pelo que se aconselha para peles oleosas e acneicas e, em menores concentrações para peles ásperas e escamosas; em concentrações elevadas pode ser irritante.

Vitamina D
É sintetizada pela pele aquando da exposição à luz solar. Encontra-se igualmente nos cereais integrais, nos ovos, no leite, na manteiga, nos óleos de fígado de vários peixes. Regulariza o metabolismo de certos sais minerais, como o cálcio e o fósforo. Favorece igualmente a fixação do cálcio nos ossos. Estimula os processos de cicatrização e, é muito emoliente.

Vitamina E
É um bom anti-oxidante. Tem propriedades estimulantes,uma vez que previne as oxidações celulares, causadoras do envelhecimento. Previne irritações solares. Encontra-se em todos os cereais integrais, no gérmen de trigo, nos óleos vegetais, na alface, nos espinafres, nos agriões, etc. Não é certo que seja dispensável ao ser humano, porque favorece a cicatrização de golpes e pensa-se que desempenha algum papel na fecundidade.

Vitamina K
Tem acção emoliente sobre a pele, aumentando a sua elasticidade. Estimula a renovação epidérmica. Está presente nas plantas verdes, como a couve, o repolho, os espinafres, a couve branca e roxa, no arroz integral e nos óleos vegetais não refinados. É igualmente sintetizada por bactérias do intestino. Constitui um factor essencial no processo de coagulação sanguínea, favorecendo a formação da enzima trombina.

Vitamina C
Encontra-se nas frutas e nos legumes frescos, nomeadamente nos citrinos, no tomate, na salsa, nos agriões, no repolho e na groselha. Está igualmente presente no leite da mulher. É facilmente destruída pela cozedura. Uma das funções mais importantes é a de interferir na formação de dentina, das cartilagens e dos ossos. Favorece igualmente a formação de glóbulos vermelhos e a boa cicatrização de feridas epidérmicas.

É de penetração transepidérmica ;tem poder anti-oxidante e adstringente,pelo que se utiliza como inibidor da função melânica nas hipercromias solares. Não é certo que desempenhe um papel importante na luta contra as afecções gripais. Sabe-se que da sua ausência resulta o escorbuto.

Vitamina B
Não é uma única vitamina, mas sim um complexo de vitaminas diferentes B1, B2, B3... Encontram-se nos mesmos tipos de alimentos, como nos cereais integrais e na levedura. Contrariamente às outras vitaminas, algumas deste complexo estão presentes em todos os animais e plantas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário