quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Acne

Olá, boa tarde! Hoje vou falar de um problema que afecta grande parte dos jovens e dos menos jovens: acne.

O acne é uma inflamação dos folículos pilosebáceos, causada pelo bloqueio das secreções sebáceas no canal folicular e pode aparecer por factores genéticos ou hormonais, os dois principais factores do acne. Possíveis desequilíbrios hormonais andrógenos e estrógenos podem também dar início a esta patologia. Pode ainda ser provocado por factores microbianos, ou seja, a presença da bactéria propionibacterium acne.

O consumo de alguns medicamentos ou o consumo de algumas drogas favorecem a produção do acne, as mais frequentes são os andrógenos, que estão ligados ao desenvolvimento da fertilidade, e os barbitúricos -calmantes, soníferos, anti-depressivos.

Os cosméticos faciais com excesso de óleo podem obstruir orifício pilossebáceo e intensificam a erupção, tudo isto aliado à uma higiene deficiente limpeza da pele. Também a alimentação  excessiva  de alimentos gordurosos hidrocarbonados e o seu insuficiente metabolismo podem, em alguns casos, acentuar o acne. Um dos factores que pode contribuir para o aparecimento do acne é desequilíbrio emocional, stress, etc. 

De indivíduo para indivíduo, o acne pode aparecer em diferentes idades, o mais normal surge entre os 11 e os 19 anos e localiza-se nas zonas mais gordurosas, como o rosto, a região dorsal e pré-esternal.

O acne também pode aparecer nas mulheres na pré-menopausa, causado por disfunções hormonais.

É  aconselhável consultar uma  esteticista e dermatologista. O diagnostico de ambos será fundamental uma vez que o dermatologista fará a orientação medicamentosa e a esteticista, a higiene e o tratamento indicado .

Classificação do acne:
  • Não inflamatório: apresenta só excesso de produção sebácea e comedões;
  • Inflamatório: apresenta pápulas e, num grau mais grave, pode apresentar nódulos, abcessos e quistos que se estendem para fora da área do rosto.

Sem comentários:

Enviar um comentário